domingo, 6 de fevereiro de 2011

Chrono Trigger


Hotdica: Clicaê pra ouvir enquanto lê o post ;)

Por mais que eu adore jogos como Earthbound, Harvest Moon, Bubsy e Banjo-Kazooie, devo confessar que minha paixão é o Chrono Trigger. Por que afinal, se não fosse isso o que mais me faria ir até a uma feira procurar um cd dele para PS1? Que aliás é igual a versão do SNES, mas tem o extra das animações em formato de anime - estilo Dragon Ball FTW!

Como de praxe, vou colocar um pouquinho da história e os links para download das 3 plataformas do jogo: SNES, PS1 e NDS. E sim, o post é dedicado ao melhor site que existia sobre Chrono Trigger em português mas que hoje em dia está fora do ar. Site esse que foi o responsável por disponibilizar uma rom em português em ótimas condições (pois existem duas roms do CT em português rodando por aí, sendo essa boa e a outra com uma qualidade deplorável) e também por ajudar vários jogadores de CT a resolver o problema do L+R+A na era 2300 A.D.

E ah, apesar de Chrono Cross e Racidal Dreamers estarem ligados diretamente a Chrono Trigger, dessa vez não vou falar sobre eles e tampouco deixar links para downloads dos arquivos, ok people?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Download:

~Emulador ZSNES~
~Rom do Chrono Trigger para SNES (em português)~
~Rom do Chrono Trigger para SNES (em inglês)~

~Emulador ePSXe 1.7.0~
~Rom do Chrono Trigger para PS1~
(caso o emulador ePSXe 1.7.0 esteja emulando numa velocidade muito rápida basta configurar a opção Video do emulador como indicado nesta imagem)

~Emulador WinDS PRO 13~
~Rom do Chrono Trigger para NDS~

O jogo: Chrono Trigger

O emulador: ZSNES/ePSXe 1.7.0/WinDS PRO 13

Sobre: O jogo tem início no Reino Guardia, no ano 1.000 DC. Chrono é acordado por sua mãe e logo depois ele vai para a Feira do Milênio. Lá, ele conhecerá uma garota chamada Marle que irá acompanhá-lo pela Feira. Lucca, melhor amiga de Crono também estará na Feira exibindo sua mais nova invenção: uma máquina de teletransporte. Ao testar a invenção, Crono é bem sucedido, já Marle acaba sendo mandada para outra era. E é exatamente aí que a jornada começará. Viajando pelo tempo, Crono ainda encontrará novos amigos em diferentes eras, tais como Frog, Robo, Ayla e até mesmo Magus, se assim o jogador optar.

Chrono Trigger traz a jogabilidade de um RPG clássico com diversas inovações. O jogador controla o protagonista e seus companheiros pelo mundo fictício do jogo, composto por diversas florestas, cidades e cavernas. A navegação ocorre através de um mapa aéreo de visão do mundo. Áreas como florestas, cidades e palácios são retratadas em mapas mais realistas, em que os jogadores podem conversar com habitantes para procurar itens ou serviços, resolver desafios ou enfrentar inimigos.
A jogabilidade de Chrono Trigger difere dos RPGs tradicionais porque traz inimigos visíveis no mapa ao invés de encontros aleatórios e também as batalhas que ocorrem diretamente no mapa ao invés de telas de batalha específicas.

- Problema L+R+A da era 2300 A.D. no Arris Dome

Abaixo vocês podem conferir um vídeo onde é explicado como fazer para abrir a passagem secreta nas 3 plataformas do jogo: SNES, PS1 e DS.
Eu acho que fica mais fácil trocar os comandos pelas letras L e R mesmo, como o vídeo abaixo mostra. Acredito que dessa forma dê para localizar melhor o que você tem que segurar e apertar. Na versão para PS1 não é necessário trocar as teclas como vocês poderão notar, mas coloquei junto só para constar :)



- Diferenças de uma plataforma para a outra

O jogo continua exatamente o mesmo em todas as plataformas. São os mesmos gráficos e trilha sonora. Mas existem algumas mínimas diferenças que conseguem fazer com que sintamos vontade de jogar todos os 3! Abaixo vocês conferem as diferenças:

- A versão de PS1 foi vendida num pacote chamado Final Fantasy Chronicles, que continha Chrono Trigger e Final Fantasy IV. Ela recebeu muitas críticas negativas por causa do longo tempo de loading;
- A versão para DS foi adaptada para jogar com as duas telas do aparelho, além de ganhar melhorias significativas no texto, uma interface totalmente nova da arena de batalha e vários extras muito legais;
- Ambas as versões possuem a adição dos vídeos em CG.

Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chrono_Trigger
http://en.wikipedia.org/wiki/Chrono_Trigger
http://strategywiki.org/wiki/Chrono_Trigger
http://chrono.wikia.com/wiki/Chronopedia
http://chronocompendium.com/

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

In loving memory: Chrono Trigger Masters

2 comentários:

CaioH disse...

Otimo Post hehe ^^
acabei de baixar a versão de snes vou ver se dessa vez tomo vergonha na cara e zero esse game que me persegue XD

Vinicius disse...

Cara sinceramente muito bom o post, tava com esse problema de os videos de versão anime do ps1 passaram rápidos demais, e não achava um versão BR que presta-se, meus parabéns!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...