domingo, 28 de novembro de 2010

Session 9

Fazia tempo que eu não via um filme de terror bom como Session 9, (ou em português, A Nona Sessão). Eu nem lembro como eu descobri esse filme, só lembro que quando vi que era de terror e se passava em um hospital psiquiátrico simplesmente fiquei louca pra assistir e valeu a pena! :D






















Session 9 é um filme de terror de 2001 dirigido por Brad Anderson. O filme se passa no hospital psiquiátrico Danvers State. Cinco removedores de amianto, liderados por Gordon (Peter Mullan) e Phil (David Caruso), chegam ao local para tentar completar uma remoção de amianto em apenas uma semana. Conforme os dias passam, cada um deles começa a se estressar devido ao trabalho difícil, prazo curto e o ambiente irritante. Além disso, a desconfiança em relação de uns aos outros é desequilibrada pelo aumento da sensação de que algo muito ruim está ocorrendo no edifício. Lentamente, o filme revela o passado psicológico de cada um dos rapazes e no curso da angustiante semana, os segredos do hospital também começam a vir à tona, e torna-se questionável se algum deles conseguirá sair com vida do maligno local.

Brad Anderson teve a ideia de escrever o filme ao passar de carro, todos os dias, pelas proximidades do hospital de Danvers. Session 9 é claramente influenciado por O Iluminado, há incontáveis movimentos de câmera que nos remetem ao filme de Stanley Kubrick. Outro detalhe interessant a ser mencionado é que Session 9 foi um tipo de inspiração para os produtores e criadores do jogo Silent Hill 3, em que a cadeira de rodas vazia encontrada durante o jogo faz referência ao filme, referência confirmada pelos próprios produtores e criadores, que disseram ser fãs do filme.

Trailer:

(sem legendas, sorry)

~ Possível Spoiler Modo ON ~

Achei o começo do filme um pouco chato, mas gostei de como ele foi evoluindo, a cada dia que passa você vai criando expectativa e pensa o que pode acontecer com cada um deles. Não tem cenas violentas, o que eu acho ótimo, pois é muito fácil fazer um filme de terror com cenas horríveis e sanguentas para chocar e amedrontar as pessoas, então acho o terror psicológico muito mais válido. Talvez uma ou duas cenas mais pro final que possam assustar um pouco, mas nada que a pessoa não consiga perceber antes e possa desviar o olhar (caso prefira não ver a cena) afinal o cara tá com um óculos escuros (hotdica)

Uma das maiores discussões quando o filme acaba é se foi um caso de stress extremo ou de possessão. Afinal o Gordon apresenta memória reprimida tal como Mary, mas ao mesmo tempo ele ouve Simon, que parece mandá-lo matar os outros como fez com Mary. Isso sem considerar o quarto, a lápide e o arquivo de Mary que eram mostrados em certas cenas (com o número 444). Acho que a explicação nesse caso é que "Simon vive nos fracos e nos feridos" logo, ele vivia em Mary por ela sofrer de distúrbio de personalidade e em Gordon, por causa do stress. No caso, viver no sentido de sair matando todo mundo e depois reprimir essa memória. (lol).

Além disso ainda tem o comportamento estranho de Phil. No decorrer do filme a gente fica pensando se na verdade não é ele que está possuído. No final quando ele aparece falando para Gordon que se descobrirem sobre Hank vão descobrir sobre os outros, acho que é o próprio Simon "se materializando", mas achei estranho quando ele manda Gordon acordar, afinal ele não estava querendo reprimir a memória? Se ele "acordasse" ele iria se lembrar de tudo.... só não entendi muito bem esse ponto. Nesse momento é até engraçado perceber que foi Gordon que matou todos, porque até aí dava a impressão que Phil tinha matado pelo menos o Hank e que ia matar Gordon.

Outro personagem que a gente também fica pensando se está possuído ou não é o Mike, afinal ele que começou a ouvir as fitas e a "brincaderia" que ele faz com Jeff na hora do almoço é tão séria que parece que ele vai matá-lo mesmo. Aliás, a brincadeira também já dá uma dica de que tipo de morte alguém vai sofrer no decorrer do filme. Quanto ao Jeff pensei que ia ser um dos primeiros a morrer, mas nem foi. E a propósito quando ele morre parecem que todos os outros também morrem meio que simultaneamente, de tão rápido que as cenas se seguem. Mas acho que o Gordon mata primeiro o Phil, depois o Mike e depois o Jeff mesmo. Ah, e o Craig também.

~ Possível Spoiler Modo OFF ~


Como já falei lá em cima, é um filme ótimo e vale muito a pena assistir, eu recomendo para quem gostar desse estilo de terror, meio suspense, meio psicológico.

Quem se interessar em assistir pode baixar o filme aqui:
http://www.badtom.net/2010/09/filme-session-9-legendado-dvdrip.html

2 comentários:

Aruã disse...

ATENçÃO SPOILER: Assisti ontem o filme.. Pelo que eu entendi o Gordon sofre de dupla personalidade. Acho q ele e o Phil eram a mesma pessoa!!

Anônimo disse...

Acho que todas aquelas mortes não existiram e que só existiu mesmo foi o fato de Gordon estar naquele lugar e sozinho. E, como Mary tinha um passado trágico, pois havia matado sua mulher por acidente e foi parar no hospital. Daí, tal como a Mary, imaginou todas aquelas situações com seus amigos(fotos na parede de se quarto no hospital), através das sessões. Logo, acho que quem mandou Gordon acordar foi o médico dele do ,durante a sessão. E, na verdade, ele estava visitando o hospital e relembrando a época em que vivia no hospital e as sessões. No início do filme o guarda local diz que os paciente algumas vezes aparecem por lá perdidos. Acho que foi o caso do Gordon.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...