terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ilusão de Óptica

Existem vários tipos de ilusões de ópticas e há centenas delas espalhadas pela internet.
Acredito que uma das mais famosas seja a mulher que gira. Sempre vem a pergunta: ela gira no sentido horário ou anti-horário? Na verdade ela pode girar nos dois, mas por quê?

Photobucket
(a animação ficou meio rápida aqui, se vocês preferirem salvá-la para ver, acredito que vá ficar mais devagar, o que facilita a visualização nos dois sentidos)

Segundo alguns estudiosos, se você vê a mulher girando no sentido horário, significa que trabalha mais o lado direito do cérebro. Se, no entanto, você a vê girar no sentido anti-horário, utiliza mais o lado esquerdo do cérebro.
Leva um tempo, mas é possível ver os dois sentidos.

Achei também a imagem abaixo mostrando que é possível vê-la girando para ambos os lados (fonte aqui, e vocês podem ver em animação clicando aqui):










(girando no sentido horário, a imagem original, e girando no sentido anti-horário)

Antes de encontrar essa imagem explicando eu já conseguia vê-la girando nos dois sentidos. O ponto de referência que uso é o pé que está levantado. Às vezes consigo fazê-la mudar de direção de uma hora pra outra.

Uma variação que descobri recentemente é o gato que gira. É a mesma ideia, mas com um gato (o rly?).

Photobucket
O gato já é mais traiçoeiro pra mim. Consigo vê-lo também girar nos dois sentidos, mas se eu olhar da barriga pra cima não consigo ver uma volta completa dele, ele fica, digamos, "preso de costas" indo pra esquerda e direita, ele não vira de frente. Já se eu olhar só os pés consigo ver a volta completa.

Intrigante, não é?

E vocês, conseguem vê-los nos dois sentidos ou só em um?
Se for só em um, qual: esquerdo ou direito?

Um comentário:

Jacky disse...

@-@' nuss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...