quarta-feira, 3 de março de 2010

Rat Attack!

Bom, foi super repentina a decisão de postar esse jogo aqui.

Fazia anos que eu não jogava e agora que eu encontrei a rom e o emulador de novo para baixar fiquei feliz da vida por poder jogar novamente! *-* #Bubsyfeelings lol

~ • ~















Download:

~Emulador Project64 (vs. 1.6)~
~Rom para N64~

~Emulador ePSXe 1.7.0~
~Rom para PS1~
(caso o emulador ePSXe 1.7.0 esteja emulando numa velocidade muito rápida basta configurar a opção Video do emulador como indicado nesta imagem)

O jogo: Rat Attack!

O emulador: Project64 (vs. 1.6)/ePSXe 1.7.0

Sobre: Tudo começa com o Professor Rex Julius - um gato gênio - apresentando sua teoria de que a população de ratos - que não para de crescer - pode trazer caos ao nosso mundo. Entretanto seu trabalho foi zombado por seus colegas, que ignoraram toda sua pesquisa.
Ele, certo de seus temores, continuou a trabalhar em segredo, desenvolvendo um eraticator, um dispositivo para capturar ratos, e um destructor, onde os ratos presos no eraticator podem finalmente ser destruídos (por meio de vaporização). Ele também montou e treinou uma equipe de gatos caçadores de ratos, os Scratch Cats.
Logo, os temores de Rex se tornaram realidade: uma dupla de ratos - Washington e Jefferson - foi mandada para o espaço a bordo de um foguete para um experimento. Após algum incidente no espaço, os ratos se transformaram e ganharam super-inteligência.
Depois de 40 anos eles retornaram à Terra e imediatamente começaram a tramar um plano para dominar o mundo, e a acumular um enorme exército de ratos com instruções de destruir tudo à vista e qualquer agente interferente. Além disso, eles criaram o duplicator, que rapidamente aumentava seu exército e o mutator, capaz de transformar ratos em criaturas mutantes.
Washington e Jefferson também fizeram planos para acordar o cruel Rei Scarab - capturador do gato mítico, Banubis - de seu sono na ala Egípcia de um museu. Por causa disso, Professor Rex Julius mandou sua agente especial Pearl para investigar, mas Washington e Jefferson conseguiram capturá-la e aprisioná-la em uma jaula de lasers em sua fábrica guardada por cães robôs gigantes. Isso estimulou os outros gatos a entrar em ação, para que eles resgatassem Pearl, derrotassem Washington e Jefferson, e livrassem Banubis das garras de King Scarab ao longo do caminho.

• O objetivo do jogo é zerar cada nível sem perder nenhuma vida, e deixar o cenário intacto (se todos os objetos forem destruídos, você também perde um vida).
• Cada nível tem um número certo de ratos para destruir, que quando atingido, abre um portal para o próximo nível. Se você não entrar nele em 10 segundos, você perderá uma vida.
• Ratos são capturados quando cercados pelo eraticator, uma vez presos, é só andar por cima do destructor para destruí-los.
• No final de cada nível você receberá bônus equivalentes ao que você fez:
- Danos no cenário (quanto menos danos, mais pontos);
- Tempo (quanto menos tempo gasto, mais pontos);
- Perfeito (se nada no cenário for destruído, você ganha esses pontos).

Descobri esse site que fala sobre os Scratch Cats. Ele traz o perfil e uma historinha em vídeo de cada um :D
http://www.rat-attack.com/

Para quem quiser vou deixar links da tia Wiki aqui também, em inglês e português: (é, finalmente criei vergonha na cara e criei o artigo em português lol)
http://en.wikipedia.org/wiki/Rat_Attack%21
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rat_Attack%21

Como eu acabei escrevendo tudo antes aqui porque o artigo ainda não existia, eu vou manter aqui ainda, e colocar o vídeo de cada zona junto (é, além do artigo eu tive a pachorra de gravar cada nível)
E ahh, para quem quiser ver a versão jogada no PS, tem um vídeo aqui. ^^
E para quem quiser ler o resto do post (o artigo está na próxima parte) é só clicar abaixo ;)





Primeiramente o jogo foi lançado para o Playstation e um ano depois, para o Nintendo 64. Acredito que não tenha muita diferença de um para outro (disponibilizei a rom de ambos mas ainda não joguei a do PS1). Então acho que a maior parte da informação a seguir vale para as duas versões. Entretanto há algumas coisas diferentes: como por exemplo a parte sobre um gato chamado Newton, braço direito do Professor Rex Julius que não existe na versão do emulador do N64; e as partes sobre o modo multiplayer - que deverão ser ignoradas, pois o modo está indisponível na versão do emulador do N64.
Como fui eu que traduzi tudo (é mais uma vez LOL) eu resolvi manter alguns nomes, senão a tradução ia ficar meio estranha, mas outros que não tem exatamente um nome específico em inglês eu traduzi para poder explicar melhor e ficar mais fácil de entender ^^
Considerando que usei a tia Wiki como base, acabei colocando o artigo todo aqui no post (já que o artigo ainda não existia em português e eu não o tinha aberto ainda), o que faz com que esse seja meu post mais comprido! lol Então vou colocar um indicezinho para ajudar na localização :D

• Controles
• Cheats

• Itens de ajuda
• Itens de ajuda do inimigo
• Itens de dano
• Estatísticas
• Dispositivos úteis
• Zonas e níveis + Chefes
• Personagens
• Inimigos

~ • ~ Controles ~ • ~

- Na tela principal:
'X' ou 'enter' seleciona a opção;
'C' volta a tela anterior.

- No jogo:
'A' ou 'Z para atacar;
'X' para cercar os ratos (segurar e andar);
'C' para pular;
'S' para usar o poder especial;
'enter' para pausa, opções de som e sair.

- Delete, End, Home, Page Down não são usados nesse jogo. Exceto por Home que pode ser usado para mudar a posição do Score (ela pode ficar na parte superior, inferior ou oculta)

~ • ~ Cheats ~ • ~

O emulador fornece alguns cheats que podem ser encontrados em |Sistema| e |Cheats...| depois que o jogo já estiver rodando.
Entretando esses são cheats bem irrelevantes, pois, você só pode escolher ter Max Score e jogar como Player 1; 2; 3 e 4 que eu até tentei usar e aparentemente não muda nada.
(Nem pra ter um de vidas infinita né? lol)

~ • ~ Itens de ajuda ~ • ~
Nos níveis você pode encontrar vários itens de ajuda, são os seguintes:

- Ratos EXTRA: São ratos normais, mas com uma letra da palavra EXTRA em cima de suas cabeças. Se você destruir os ratos e conseguir todas as letras "E", "X", "T", "R" e "A" você ganhará uma vida extra.
- Reparo do cenário: Representado por uma chave de funa, esse item irá reparar os objetos do cenário.
- Congelador de ratos: Representado por um picolé, quando coletado congela todos os ratos presentes no cenário durante alguns segundos.
- Queijo: Queijo irá atrair todos os ratos presentes no cenário. Isso pode ser útil se usado em lugares estratégicos.
- Quadrados de Eraticator: Coletar quadrados multicoloridos irá aumentar o poder do eraticator.
- Primeiros socorros: Coletar uma caixa de primeiros socorros irá curar os danos feitos a saúde do gato.
- Moeda Scratch Bonus: Em forma de uma cabeça de gato dourada, essa moeda pode ser usada para ataques especiais.
- Raio de Velocidade: Coletando um raio brilhante irá permitir que o gato corra mais rápido do que o normal durante alguns segundos.
- Escudo de Invencibilidade: Coletando um escudo fará com que o gato fique invencível por alguns segundos.
- Gato gigante: Coletando uma poção irá fazer o gato ficar enorme, capaz de esmagar todos os ratos sem a ajuda do eraticator. Ratos esmagados dão o dobro de pontos. Disponível também no modo multiplayer.
- Queijo Azul: Apenas disponível no modo multiplayer.
- Soneca de Gato: Apenas disponível no modo multiplayer.
- Aleatório: Apenas disponível no modo multiplayer.

~ • ~ Itens de ajuda do inimigo ~ • ~
Há alguns itens e símbolos que ajudam os ratos, são os seguintes:

- Duplicator: Representado por um símbolo roxo com duas caras de rato. Esse dispositivo transforma um rato em dois.
- Mutator: Representado por uma cara de rato com um fundo preto e amarelo. Se um rato branco passar por cima disso, ele se transformará em uma criatura mais poderosa.

~ • ~ Itens de dano ~ • ~
Itens de dano estão localizados em caixotes de ratos. Eles podem ser destruídos pelos ratos, ou se você capturar o exato número de ratos equivalente ao número em cima deles, eles se abrirão. Itens de dano ou ratos mutantes surgirão deles. Os itens são representados por uma caveira com ossos cruzados que vai ficar perseguindo você pelo cenário até te acertar ou desaperecer. Os danos são os seguintes:

- Desacelerar: Quando atingido por isso, o gato ficará mais devagar por algum tempo.
- Soneca de gato: Quando atingido por isso, o gato cairá em sono profundo por alguns segundos.
- Controles invertidos: Quando atingido por isso, o gato andará na direção contrária da que ele estava andando por alguns segundos.
- Fuga dos ratos: Quando atingido por isso, seu eraticator ficará perdendo os ratos presos neles. Isso durá alguns segundos.

~ • ~ Estatísticas ~ • ~
Cada gato tem estatísticas diferentes, são as seguintes:

- Velocidade: Esse fator infica a própria velocidade do gato e a distância que ele chega ao pular.
- Poder do Eraticator: Esse fator indica quão forte o eraticator é.
- Força: Esse fator indica o tempo de atordoamento de um rato após ser atacado pelo gato.
- Número de Moedas: Esse fator mostra quantas moedas são necessárias para o ataque especial.

~ • ~ Dispositivos úteis ~ • ~
Em toda parte do jogo há alguns dispositivos úteis:

- Baús de Tesouso: Há três tipos de baús:

Baús de Bronze: eles podem ser abertos apenas uma vez e se abrem quando você chega a destruir o número de ratos equivalente ao número em cima do baú. Sempre há um item dentro deles.

Baús de Prata: eles também só podem ser abertos uma vez, entretanto você tem que destruir o exato número de ratos equivalente ao número em cima do baú para eles abrirem. Também trazem um idem dentro.

Baús de Ouro: mesma coisa que os baús de prata em relação ao número de ratos. Porém estes podem ser abertos mais de uma vez e sempre com itens.

- Scratch Pads: Representado por um símbolo com uma pata. Quando acionado faz com que coisas aconteçam no cenário que pode te ajudar.

- Scratch Teleporters: Representado por um símbolo com uma cara de gato em um fundo azul. Quando acionado teleporta o gato para outra parte do cenários. Eles são úteis para fugir de Bennett (bulldog que está presente nos níveis Garden) e alcançar o destructor.

- Scratch Destructor: Representado por um símbolo com a cara de um rato. Serve para destruir os ratos presos no eraticator.

~ • ~ Zonas e níveis + Chefes ~ • ~
O jogo é dividido em diferentes zonas, cada uma consistente de 4 ou 5 níveis e um nível chefe. São as seguintes:

- Zona 1: House
Nível 1: Leisure Lounge
Nível 2: Bathtime
Nível 3: Bedroom Bonanza
Nível 4: Play Away
Nível 5: Kitchen Kapers
Nível chefe: Yippy Yappy



- Chefe 1: Yippy Yappy
Ele é um pequeno cachorro azul que ficará te perseguindo por um tempinho até parar e se preparar para atacar (dá pra perceber pois ele começa a soltar fumaça). Você tem que ficar na frente dos alvos pintados nos cantos do cenário. No momento que ele for atacar, é preciso sair e deixá-lo bater contra a parede. Depois dele esgotar a saúde, ele irá atacar a porta da garagem, e passar por ela.

~ • ~

- Zona 2: Garden
Nível 1: Back Porch
Nível 2: Sundial Showdown
Nível 3: Fountain of Fun
Nível 4: Compost Corner
Nível chefe: Beefy Bennett



- Chefe 2: Beefy Bennett
Beefy Bennett é o mesmo bulldog que aparece nos níveis dormindo. Dessa vez ele está em pé nas duas patas traseiras e armado com um porrete. No centro do cenário há uma lata de lixo. Você tem que subir nela e esperar Bennett atacar. É preciso pular fora para que ele não te acerte, e sim, a lixeira. Causando barulho, os vizinhos jogarão coisas em Bennett (incluindo botas, jornais, latas, tijolos e bigornas). Se Bennett for atingido pelos itens, ele perderá saúde. Mas cuidado para nada acertar em você. Com o passar do tempo, Bennett ficará mais rápido e poderá lançar mais ondas de choque que também podem te ferir. Quando Bennett é derrotado, os vizinhos furiosos jogam um peso de uma tonelada em cima dele.

~ • ~

- Zona 3: Fun House
Nível 1: Bouncy Castle
Nível 2: Rifle Range
Nível 3: Bumper Cats
Nível 4: Pinball Machine
Nível 5: Poker Face
Nível chefe: Rat Clown



- Chefe 3: Rat Clown
O Rat Clown é um rato branco gigante que usa uma roupa de palhaço e flutua com balões. Ele ataca lançando sapatos mágicos pelo seu trompete. Esse é o chefe mais fácil do jogo, como os sapatos andam devagar, você tem apenas que andar por cima dos Scratch Pads, que lançarão dardos em seus balões. Se mirado corretamente, um de seus balões irá estourar e ferí-lo. No final, com todos os balões estourados, Rat Clown irá desinflar e voar alucinadamente pelo cenário, como um balão desinflado. Seus sapatos irão andar até sair do cenário.

~ • ~

- Zona 4: Haunted House
Nível 1: Ghostly Gatehouse
Nível 2: Creepy Chapel
Nível 3: Haunted Hall
Nível 4: The Pit
Nível 5: Ghostly Graveyard
Nível chefe: Ghostly Ghoulies



- Chefe 4: Ghostly Ghoulies
O chefe é um fantasma sem cabeça com uma espada e uma roupa da época Elizabethiana. Ele irá te perseguir e atacar com a espada e outros fanstaminhas verdes menores também tentarão te ferir. Você o fere passando pelos Scratch Pads que fazem com que os canhões lancem uma bomba prestes a explodir. Depois de um determinado limite de tempo, elas irão explodir e o fantasma precisa estar perto da bola de canhão para ser atingido. Uma vez derrotado, ele se desintegrará.

~ • ~

- Zona 5: Museum
Nível 1: Dead Old Stuff
Nível 2: Fossil Frolics
Nível 3: Catlantis
Nível 4: I Want My Mummy
Nível 5: Dino Drama
Nível chefe: Scarab's Palace



- Chefe 5: Scarab's Palace
King Scarab é um gigante escaravelho azul. Esse chefe é diferente, pois você tem que usar o eraticator e o destructor. Ele irá atacar dando investidas e usando os feixes de laser em seus olhos, além de convocar vários mini escaravelhos. Você tem de capturar os escaravelhos e destruí-los. Isso fará com que King Scarab perca força e tamanho. Depois de repetir várias vezes esse processo, ele irá ficar pequeno até desaparecer e você poderá passar pelo portal.

~ • ~

- Zona 6: Art Gallery
Nível 1: Pop Art
Nível 2: Renaissance Nuisance
Nível 3: Artful Dodgings
Nível 4: Art Attack
Nível chefe: Yippy Litter



- Chefe 6: Yippy Litter
Você luta contra três filhotes de Yippy Yappy, um rosa, um azul e um amarelo. Eles todos irão te perseguir e como Yippy Yappy irão parar e se preparar para atacar. Você precisa fazer com que eles ataquem as vitrines de exposição. Elas cairão sobre eles e os esmagarão.

~ • ~

- Zona 7: Temple
Nível 1: Control Room
Nível 2: Frying Tonite
Nível 3: Carry on Conveyor
Nível 4: Best Little Warehouse
Nível 5: Conveyor Crisis
Nível chefe: Rescue



- Chefe 7: Rescue
Esse chefe consiste em uma jaula de lasers com Pearl presa dentro, guardada por quatro cães robóticos. É preciso empurrar quatro barris nos cantos da jaula para desligar os lasers. Entretando, é um pouco complicado, já que você tem que se esquivar dos cães e eles podem tirar os barris do caminho.

~ • ~

- Zona 8: Space
Nível 1: Teleporter Room
Nível 2: Laser Locomotion
Nível 3: Mutator Creator
Nível 4: Livid Lasers
Nível chefe: Space Showdown



- Chefe 8: Space Showdown
O último chefe é obviamente a dupla de ratos Washington e Jefferson. Para começar, eles estão armados de lasers e cobertos por proteção. Você tem que atacar as quatro pilastras nos cantos. Quando um for destruído, tirará a proteção de Washington e Jefferson. Após isso você tem que fazer com que eles se ataquem com os lasers, ferindo a si mesmos. Depois de ferí-los eles irão se proteger de novo, o que significa que você terá que repetir o processo mais três vezes. Na última vez, uma contagem regressiva de vinte segundos começará e se você não conseguir ferí-los, vários lasers descerão do teto, tirando todas as vidas do jogador. Se eles se ferirem na última vez, eles irão voar pelo espaço e você poderá escapar. Rex Julius aparece informando que os ratos escaparam levando consigo King Scarab, o que deixa a questão em aberto: O que será que aconteceu com eles?

~ • ~ Personagens ~ • ~
Os Scratch Cats são compostos pelos seguintes membros:

- Professor Rex Juluis: O gênio por trás da organização de agentes e dispositivos. Ele é marrom e lembra um pouco Albert Einstein com um jaleco branco de laboratório e um bigode.

- Newton: é o fiel gato robótico do Professor Rex, mas ele não está presente na versão do N64.

- Hi-Jinx: Um gato siamês criado por monges japoneses. Ele usa o símbolo de Ying-Yang na acbeça e um cinto em volta de seu corpo. Gosta de fazer origami. Seu poder especial é convocar raios de luz e eletrocutar os ratos presentes no cenário.

- Sparky: Sparky é um jovem gato inglês, ele é mágico e um pouco misterioso. Reencarnou várias vezes e gosta de ler a sorte e cartas de Tarô. Ele é azul escuro com duas orelhas azul mais claras e usa um pingente em forma de lua crescente. Seu poder especial é usar seus poderes mágicos para transformar os ratos em inofensivos coelhos e sapos.

- Manx: Manx é listrado de amarelo e laranja com uma cicatriz em seu olho esquerdo e um brinco na orelha direita. Nasceu em Bronx (NY - EUA). Ele é impaciente e agressivo. Sua comida favorita é rato. Seu poder especial é um ataque de garras mais potente que atinge os ratos mais perto dele e os destrói imediatamente.

- Muffy DuPont: Muffy é uma gata francesa, branca e preta. Ela também tem um pingente em forma de coração. Seu antigo dono era um ladrão e ela própria já roubou também. Sua comida favorita é lagosta. Seu poder especial é transformar os ratos próximos em corações cheios de amor.

- Bob Cat: Bob Cat é um gato boxeador inglês que gosta de metalurgia. Ele é cinza, usa shorts vermelho e faixas em suas patas. Seu poder especial é lançar todos os ratos mais próximos direto para o destructor.

- Smokey: Smokey é uma gata suíça, cinza. Usa óculos e um uniforme estranho como se ela fosse uma cientista. Sua comida favorita é fondue de queijo. Ela odeia bagunça e adora sua arma a laser. Seu poder especial é usar seu satélite para destruir os ratos mais próximos.

- Banubis: Banubis é um gato do Antigo Egito, é laranja e usa roupa de faraó. Seu poder especial é formar uma pirâmide que transforma todos os ratos presos em areia. Ele é um personagem secreto que pode ser obtido no modo normal ou difícil depois de derrotar King Scarab no Museum.

- Pearl: Pearl é o agente especial que foi sequestrado. Ele é da raça dos Whippets, é azul com a parte de cima amaerla e usa patins. Seu poder especial é correr em volta dos ratos até colocar fogo neles. Ele é um personagem secreto que pode ser obtido no modo normal ou difícil depois de derrotar Rescue na Factory.

~ • ~ Inimigos ~ • ~
Os inimigos consistem principalmente de ratos de diferentes cores. A cada mudança de cor significa que eles ficam mais inteligente, ou seja, não serão capturados tão fácil e serão mais eficientes ao estragar objetos.

- Ratos cinzas: Ratos normais, eles aparece nos níveis da House e do Garden.
- Ratos azuis: Ratos ligeiramente melhores que os cinzas, aparecem nos níveis da Fun House e da Haunted House.
- Ratos verdes: Ratos melhores também, aparecem nos níveis do Museum e da Art Gallery.
- Ratos vermelhos: Melhores ratos, aparecem nos níveis da Factory e do Space.

Há outro tipos de rato que aparece em todos os níveis: o rato branco. Quando um desses passam por cima do mutator, se tranforma em outra criatura mais poderosa, são as seguintes:

- Mouth Rats: Ratos gigante e vermelhos que parecem um pouco com cachorros com dentes afiados. Eles aparecem nos níveis "Play Away" da House e "Compost Corner" do Garden.

- Jelly Rats: Esses ratos aparentam ser feitos de gelatina de limão e abacaxi. São destruidores e mortais aos objetos do cenário além de perseguirem e abater o gato rapidamente. Se capturados com o eraticator, eles vão apenas de dividir em mais duas gelatinas. Eles só podem ser destruídos quando pulamos em cima deles. Eles aparecem apenas no nível "Pinball Machine" na Fun House.

- Vampire Rats: Esses ratos usam capas pretas e dão risadas macabras. Eles podem tomar a forma de um morcego e lançar bolas de fogo contra o gato. Eles podem ser capturados apenas quando estão no chão. Eles aparecem no nível "Ghostly Graveyard" na Haunted House.

- Mummy Rats: Esses ratos são múmias irritantes e perseguem o gato incessantemente. Eles precisam ser capturados duas vezes pelo eraticator. Eles aparecem nos níveis "Fossil Frolics" e "Catlantis" no Museum.

- Genius Rats: Esses ratos tem um enorme cérebro em cima de suas cabeças. Embora eles não representem perigo físico ao gato, eles podem usar poderes telecinéticos para destruir objetos do cenário. É triste assistí-los destruindo tudo até o último objeto do cenário, pois não tem como destruí-los. Eles aparecem nos níveis "Pop Art" na Art Gallery e "Best Little Warehouse" na Factory.

- Devil Rats: Como o nome sugere, esses ratos são vermelhos com chifres e asas. Eles são basicamente Vampire Rats, mas não passam tanto tempo no chão, o que os deixa ainda mais perigosos. Eles podem lançar fogo quando aterrisados, diferentemente dos Vampire Rats. Eles aparecem nos níveis "Control Room", "Carry On Conveyor" e "Conveyor Crisis" na Factory.

- Martian Rats: Esses ratos são vermelhos e amarelos, voam e tem um laser. Como os Devil e Vampire Rats, eles só podem ser destruídos quando estão no chão. Eles aparecem nos níveis "Teleporter Room", "Laser Locomotion" e "Mutator Creator" no Space.

- Bennett: Outro perigo em alguns níveis é Bennett, o bulldog. Ele dorme a maior parte do tempo, mas quando os ratos o acordam ele persegue o gato por um tempo e depois cai em sono profundo de novo. Ele aparece em três níveis: "Back Porch" no Garden, "Ghostly Gatehouse" na Haunted House, e "Art Attack" na Art Gallery.

~ • ~

Ufa! Cabou hein! Finalmente lol
Como falei láaaa em cima, esse é meu post mais comprido! o.o
Mas também, o jogo ficou bem detalhado :D
Agora o mínimo que podemos fazer é jogar né, pessoal?

Have fun! o/

Um comentário:

Anônimo disse...

I don't understand your language but I downloaded the files and this is a great game!
thanks!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...