segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bubsy

Alguns devem estar se perguntando wth is Bubsy, né?
Bom, Bubsy foi o 1° jogo que eu lembro de ter jogado e que me acompanhou por anos até eu conseguir zerá-lo.

E eu costumava jogar a versão em Cd, o Super Bubsy para Windows 95:

Mas como os sistemas operacionais evoluem que nem coelhinhos, logo veio o 2000, o Millenium e aí o pobre do Cd começou a dar pau ¬¬ e eu não pude mais jogar meu querido Bubsy. /draminha

Maaaaaaassss, pra minha felicidade, há algum tempinho eu consegui achar um emulador e uma rom que rodasse e eu pude jogar de novo! (aeeeeeee \o/)
Hoje em dia eu nem dou mais tanta bola pra ele, mas como eu fiquei super hiper mega ultra master blaster feliz quando eu o reencontrei, eu gostaria de compartilhá-lo!

Há alguns pequenos detalhes diferentes do Cd pra rom, mas o importante que o jogo em si é o mesmo.

[UP: Como também tenho as rom do Bubsy II (GENS), do Bubsy in: Fractured Furry Tales (Project Tempest) e do Bubsy 3D: Furbitten Planet (ePSXe 1.7.0) deixarei os links para download  juntos abaixo. Apesar de eu disponibilizar todos os outros jogos o post em si é apenas sobre o 1º jogo do Bubsy.]

~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~













Download:

~Emulador GENS~
~Bubsy in: Claws Encounters of the Furred Kind~
~Bubsy II~

~Emulador Project Tempest~
~Bubsy in: Fractured Furry Tales~

~Emulador ePSXe 1.7.0~
~Bubsy 3D: Furbitten Planet~
(caso o emulador ePSXe 1.7.0 esteja emulando numa velocidade muito rápida basta configurar a opção Video do emulador como indicado nesta imagem)


O jogo: Bubsy in: Claws Encounters of the Furred Kind

O emulador: GENS

Sobre: Esse foi o 1° jogo do Bubsy e foi lançado em Maio de 1993 pela Accolade para o SNES e mais tarde para o Genesis (GENS). A história é sobre uma fábrica de aliens chamados "Woolies" que roubam todo o estoque de novelos de lã do mundo (principalmente o de Bubsy que tem a maior coleção de novelos do mundo). Naturalmente, Bubsy não concorda muito gentilmente com essa ação dos Woolies e resolve reagir.

O jogo passa por 5 mundos com 3 níveis cada, e um nível final. No começo de cada nível, Bubsy fala alguma frase cômica em inglês; a frase do 1° nível é "What could possibly go wrong?" ("O que poderia dar errado?") e é a que ele mais usa no episódio piloto também. Um código é dado no final de cada mundo, que pode ser usado para continuar de onde o jogador parou no caso de um "game over" (porém, para poder continuar, é preciso pegar uma "vida extra"; um item especial que está espalhado em alguns níveis; tem forma de uma seta vermelha girando no seu próprio eixo). O jogador move Bubsy para a esquerda e direita, pula com o B e plaina no ar com o A; ainda pode ter uma visão do que está a sua volta segurando o D e indo para a direita ou esquerda e também olhando pra cima e pra baixo usando as setas. O jogador consegue pontos coletando novelos de lã, derrotando inimigos e finalizando níveis (o tempo que sobrar também é somado a pontuação). Há camisetas espalhadas pelos níveis que podem dar vidas a mais, invencibilidade ou invisibilidade para Bubsy.

Apesar de Bubsy se chamar "Bubsy The Bobcat" (lince) ele é um gato e sendo assim, ele começa o jogo com 9 vidas. Entretanto, Bubsy é vulnerável. Ele morrerá instataneamente se tocar em inimigos, for atingido por ataques inimigos, pisar em coisas pontudas, cair de grande alturas sem plainar ou cair na água. De qualquer jeito que Bubsy morra, uma animação cômica de sua morte é mostrada. Bubsy pode derrotar seus inimigos pulando em cima deles. Há ainda, algumas outras pequenas animações no jogo: se Bubsy colide com uma parede numa alta velocidade, ele fica desorientado e um efeito de passarinhos aparece em cima de sua cabeça - esse é um dos dois fatores que não chegam a matá-lo; no outro, ele fica congelado por alguns segundos ao encostar em um sorvete de casquinha. Outro efeito aparece quando, depois de descer por uma queda d'água, o jogador não mover Bubsy para nenhum lado: ele irá se sacudir para tirar a água e seu pêlo ficará frisado por alguns segundos, o deixando com um aspecto fofo. E até mesmo ao pular no começo de uma queda d'água, as vezes ele poderá esbugalhar os olhos de surpresa.

~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ 

Imagens:
(clique para ampliar)


Woolie (é um trocadilho com "wooly" que significa feito de lã em inglês) a cada mundo, eles adquirem um chapéu diferente, de acordo com o tema de cada mundo.




Camisas de vida





Camisas de invencibilidade e invisibilidade.



Esses são os novelos de lã que Bubsy deve pegar para ganhar pontos (a caixa vale 25 novelos e a bolha laranja vale 50);
nos níveis 13, 14 e 15 tem um lagarto que não mata Bubsy, mas cada vez que é tocado, rouba alguns novelos de lã de Bubsy.

O ponto de exclamação (!) serve para salvar o progresso do nível; se Bubsy morrer, voltará para o último ponto que marcou, não tendo que voltar ao começo do nível. E o outro item, (~>) é o que dá uma segunda chance a Bubsy, uma vez que ele tenha perdido todas suas vidas.

Há vários túneis espalhados pelos níveis. Eles teletransportam Bubsy para algum outro túnel. Algumas vezes quando Bubsy entra em um desses túneis, ele pode ser levado para um "mini-nível" que tem o aspecto do último nível, cheio de corredeiras de água com novelos de lã. A cada mundo a aparência dos túneis muda um pouco também. Para entrar neles é preciso apertar a seta para cima (a mesma que faz Bubsy olhar para cima).

Por fim, os níveis tem tempo. E se Bubsy não chegar ao final antes do tempo acabar, também perderá uma vida.

Em tempo, as senhas de cada nível:

Chapter 1 - JSSCTS
Chapter 2 - CKBGMM
Chapter 3 - SCTWMN
Chapter 4 - MKBRLN
Chapter 5 - LBLNRD
Chapter 6 - JMDKRK
Chapter 7 - STGRTN
Chapter 8 - SBBSHC
Chapter 9 - DBKRRB
Chapter 10 - MSFCTS
Chapter 11 - KMGRBS
Chapter 12 - SLJMBG
Chapter 13 - TGRTVN
Chapter 14 - CCLDSL
Chapter 15 - BTCLMB
Chapter 16 - STCJDH

~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ 

Vídeo:


Aqui, um vídeo que fiz com prints de todos os níveis do Bubsy.
Eu pensei em gravar os níveis, mas coloquei só imagens para deixá-los com vontade, mas mesmo assim, se alguém ainda quiser ver o jogo em ação, aqui vai uma playlist que tem todos os níveis sendo jogados:
http://www.youtube.com/view_play_list?p=D0BE398637FF2E39

~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ 

• Crítica pessoal: Não sei se foi porque o Bubsy foi o primeiro jogo que joguei, e principalmente o joguei antes de Sonic e Mario, mas acho muito injusta a má fama que deram a ele. Ele morre com uma facilidade assustadora e não pode entrar na água, isso é verdade. Mas acho que todo o resto salva o jogo, sendo os cenário ou a música ou as falas dele ou até mesmo as mortes cômicas.

~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~

Outro jogos:

Bubsy também tem três outros jogos :

Bubsy II para GENS (originalmente era para SNES também, como o 1° Bubsy. Muitas pessoas não gostaram pois não seguia a história original e não tinha de fato uma história, ficando assim, sem nexo);

• Crítica pessoal: Não gosto muito do Bubsy II por ele não ter de fato uma história, ele é divertido no entanto, mas nada como o 1º ou o 3º na minha opinião. Nesse jogo o Bubsy já não morre tão facilmente, mas mesmo assim tem uns itens novos e acho que isso não combinou muito.

~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ 

Bubsy in: Fractured Furry Tales para Atari Jaguar (este seria o Bubsy III, onde Bubsy passa por vários mundos dos contos de fadas, mas numa versão distorcida... como Alice no País das Maravilhas; João e o pé de Feijão; Ali Baba e os 40 Ladrões; 20.000 Léguas Submarinas e João e Maria). Aqui também vão as senhas do FFT:

Chapter 1 - (não tem)
Chapter 2 - 392652
Chapter 3 - 458227
Chapter 4 - 958936
Chapter 5 - 739294
Chapter 6 - 184792
Chapter 7 - 812615
Chapter 8 - 781367
Chapter 9 - 126712
Chapter 10 - 236721
Chapter 11 - 673167
Chapter 12 - 792323
Chapter 13 - 672328
Chapter 14 - 782389
Chapter 15 - 672345

• Crítica pessoal: Depois do 1º Bubsy esse certamente é o melhor para se jogar. Tem pelo menos uma história diferentemente do 2º e o Bubsy conitnua não morrendo tão facilmente. Os níveis são um pouco maiores na minha opinião e também um pouco mais difíceis, principalmente os chefões.

~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ 

Bubsy 3D: Furbitten Planet para Playstation (apesar de Bubsy ser constantemente comparado a uma mistura de Super Mario com Sonic piorada, o jogo em 3D foi um alvo ainda maior de críticas negativas)

• Crítica pessoal: Esse realmente foi uma decepção. Talvez se eu nunca tivesse jogado Banjo-Kazooie ou Conker's Bad Fur Day na minha vida talvez eu tivesse achado o jogo pelo menos bom. Os gráficos são péssimos e agora eu até entendo porque as críticas foram tão negativas em relação à versão 3D. Parece ter uma história razoável, mas a jogabilidade é muito ruim, o Bubsy nem ao menos encara a tela em nenhum momento do jogo - a não ser quando ele morre.
 
~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~

Desenho animado:

E além dos jogos, Bubsy tinha uma série de desenho animado produzida pela Calico Creations.

O episódio piloto podia ser visto somente em seu 1° jogo na versão em Cd, para Windows 95. Para que o episódio ficasse completo, era preciso pegar todas as televisões espalhadas pelo jogo.

http://www.youtube.com/watch?v=1F97am9_N2I
http://www.youtube.com/watch?v=9gFrJ72PxzU
http://www.youtube.com/watch?v=QJqe-X9uiRo
http://www.youtube.com/watch?v=1LaiikZo8lc

(tá em inglês; tentei achar pelo menos legendado, mas não tem)

~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ • ~ 

Mais informações:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bubsy
http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Bubsy

C ya o/

6 comentários:

Jacke disse...

Deve ser mó vício jogar esse jogo,
Neh ? x)
:*

isabella disse...

piior né..pena que eu perdi o meu CD, ai agora eu to tentando baixar pela net, mais nao consigoo ;/

Poison Girl disse...

estranho, verifiquei os links, tá tudo normal ._."

aparece alguma coisa aí ou dá erro?

Anônimo disse...

ahh, num seise sou eu q sou meio burra, mas dava pra juntar todos os downlaods no começo? :s

Poison Girl disse...

eu jah tinha pensado nisso, mas por algum motivo acabei não fazendo lol

já estão organizados :D

Shayeb disse...

Bubsy é um otimojogo, lembro que jogava em um CD no meu PC velho so q o cd acabou dando pau faz uns 2 anos... procurei o jogo, mas todo site q eu entrava acabava, ou dando que precisava pagar ou que não foi encontrado =(
ate agora esse foi o melhor vlw por ter disponibilizado ele =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...