sexta-feira, 22 de maio de 2009

Coração de Voh

Estava eu assistindo a um documentário outro dia e no finalzinho apareceu esse tal 'coração'... achei interessante e resolvi falar um pouquinho sobre ele.

















Voh é uma comuna na província do Norte da Nova Caledónia, um território ultramarino da França no Oceano Pacífico. Voh tornou-se famosa pela fotografia aérea conhecido como O Coração de Voh (em inglês: Heart of Voh), uma grande formação de vegetação que lembra um coração visto de cima. O fotógrafo Yann Arthus-Bertrand (quem tirou a foto) contribuiu para sua popularidade, usando a foto do "coração", na capa de seus livros: A Terra Vista do Céu (The Earth from the Air) e A Terra Vista de Cima (Earth from Above).

O documentário adaptado do livro A Terra Vista de Cima mostra e fala sobre vários locais do livro e entre eles está o coração de Voh. Durante a parte que estão mostrando o coração de vários ângulos, o narrador fala que esse coração seria como o coração da natureza, e que ele já não está como era antes. A área amarelada que existia no meio já não se encontra mais lá, e isso seria talvez, a forma da natureza pedir por ajuda. No final, o narrador cita uma frase de Théodore Monod:

"We've tried everything, except love"
(Já tentamos de tudo, menos o amor)

Aqui vocês podem ver o pedaço do documentário onde mostram o coração de Voh com legendas em português:



Mas será que só basta o amor para "consertar" a natureza mesmo?

Um comentário:

Phaty disse...

Talvez esse coração esteja mandando um recado. Mas o ser humano ainda não aprendeu a entender a vóz da natureza.
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...