quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Centenário da Imigração Japonesa

Como eu havia dito no post anterior, esse vai ser o post do Centenário da Imigração Japonesa, então vamos lá o/

X-----x

Para começar vamos falar um pouquinho da imigração né?

O primeiro navio oficial a aportar no Brasil com imigrantes japoneses, foi o Kasato Maru, em 18 de Junho de 1908. A viagem durou 52 dias, tendo origem no porto de Kobe, onde embarcaram os 781 primeiros imigrantes. Chegou ao Porto de Santos trazendo 165 famílias, que vinham trabalhar nos cafezais do oeste paulista.
















Nos primeiros sete anos, vieram mais 3.434 famílias (14.983 pessoas). Com o começo da I Guerra Mundial (1914), explodiu a imigração: entre 1917 e 1940, vieram 164 mil japoneses para o Brasil. 75% foram para São Paulo, visto que o estado concentrava a maior parte dos cafezais.

X-x

Com o tempo, nós percebemos a influência dos japoneses... quem nunca viu um Anime ou Mangá?? Pois é, obra deles! Depois vieram os animes americanizados (que na minha opinião, não convenceram muito), mas mesmo assim, os originais foram feitos pelos japoneses.

E também, aposto que todo mundo já cansou de me ver usar carinhas como ^_^ e xD né? kkk
Elas são usadas com bastante freqüência entre Otakus, que no japão é um termo pejorativo para quem gosta de animes e mangás. Diferentemente daqui, que é usado para classificar quem gosta também, mas sem ser pejorativo. O feminino de Otaku é Otome.

X-x

Quem já comeu comida japonesa levanta a mão! (eu nunca comi.. humpf! ¬¬) acredito eu que seja basicamente, peixe, arroz e vegetais. E sushi? É um bolinho de arroz temperado - normalmente é recheado ou coberto, ou com peixes, ou com frutos do mar, ou com vegetais, ou com frutas, ou com ovo. Tem também os cozidos em vapor (Nabemono) e também frituras e grelhados... Eles também usam muitos molhos, o mais famoso entre os ocidentais é o Shoyu, um molho de soja.

X-x

Uma última coisa para finalizar sobre a cultura japonesa... o idioma! Ele é dividido em 3 alfabetos: 2 silábicos que são o Hiragana e o Katakana e o outro mais usado para caracteres chineses, é o Kanji. Além desses ainda tem mais um que é muito usado para palavras de origem latinas, como nomes de empresas e logos, chamado Romaji. Haja Paciência pra desenhar cada ideograma Oo (senão me falha a memória, são mais de 2000!)

X-----x


















E amanhã, post da China! ^^

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...